Bem Vindos!

Bem Vindos galera, em nosso Blog, aproveite as novidades.
Vamos nos comunicar e trocar idéias sobre grupo de coroinhas.


sábado, 4 de setembro de 2010

Frades Capuchinhos em Cuba/Notícias.

CONVIVENCIA VOCACIONAL



Por Fr Messias Sousa Neto






Com a Graça de Deus, sempre presente em nossa caminhada e abertos a Ela; quinta-feira começou a convivência vocacional ao meio dia e meio, com a presença de alguns frades e mais cinco vocacionados. Desde este momento, toda a equipe vocacional com ajuda dos demais frades, não mediu esforços para que os jovens, sentissem nesta convivência, a vontade de experimentar mais de perto o nosso carisma. Neste mesmo dia 26 de agosto, tivemos as primeiras charlas, ou seja, conferencias sobre o discernimento vocacional, sobre a responsabilidade de Frei Philip. O mesmo ao final da tarde, celebrou a Santa Missa e depois da cena e da organização das coisas de casa, foi momento de assistir ao filme de São Pio de Pieltrecina.


No dia 27 do mês vocacional, iniciamos o dia agradecendo ao Senhor pelo dom da vida de Fr Joscelino Clemente. Depois do café, um encontro com os vocacionados e ainda pela manha teve o lanche e o trabalho. Ao transcurso da convivência, fomos acompanhando o desenvolvimento dos vocacionados e, oferecemos momentos próprios do nosso carisma franciscano-capuchinho. Mergulhando nos exercícios que nossa Madre Ecclesia nos propicia, tivemos pela tarde a Via Crucis. Ao fim deste dia, fomos visitar a fraternidade de Cristo de Límpias, onde acolhidos por Frei Antonio Martins, que apresentou a todos as dependências do convento e depois “paitrocinou” deliciosas pizzas e refrigerantes para momento do jantar. Ao voltarmos para a Fraternidade do Santuário de Jesús de Miramar, percebemos que os jovens vocacionados estavam muito contentes.


Sábado, começamos o dia louvando ao Senhor com a paráfrase do Pai Nosso franciscanamente rezado nas laudes. Transcorreu o dia com o cronograma parecido com o dia anterior, diferente apenas, porque trocamos o trabalho pela Santa Missa, onde valorizamos momentos fortes de silencio; lemos a carta e o testemunho do postulante Antonio Victor e, dentro da Santa Missa foi dado a fraterna saudação do padre Provincial Fr José Rodrigues, em nome de toda a PROMAPA. Depois deste grandioso momento. Fomos tirar a foto oficial da convivência. Fomos almoçar e depois para o sagrado descanso. Antes da conferencia, fizemos momento de Adoração ao SS. Sacramento, colocando nossos projetos nas mãos providentes do Senhor da Messe. Transcorridos a charla, merenda, banho, tempo livre e jantar, chegamos a um dos grandes momentos desta convivência, foi o Festival Vocacional, organizado por Frei Carlito e a juventude de Jesus de Miramar, com a participação de toda a equipe, fiéis e tantos outros convidados(as) para este forte momento. Entre tantas atrações, dois momentos marcaram esta noite. Foram:


- O testemunho de Frei Felipe Tejerina pelos seus 50 anos de Vida Religiosa (10 deles vividos como missionário em Cuba).


- Apresentação da equipe de Serviço de Animação Vocacional, juntamente com os vocacionados.


Todo Festival Vocacional (primeiro realizado aqui na delegação), foi momento impar de convidar as famílias cubanas, a responsabilizarem-se em motivar a juventude a dar respostas vocacionais concretas.


No Domingo, Santo dia do Senhor, depois das laudes, participamos da Santa Missa, solenemente celebrada por Frei Felipe Tejerina e concelebrada pelos demais frades. Depois da Santa Missa, nosso delegado da missão capuchinha em Cuba: Frei Gregório, reuniu-se com os vocacionados; também, nós nos reunimos como SAV e além de avaliarmos a convivência e os vocacionados; também, programamos momentos fortes para que esta animação seja serviço eficaz para continuarmos a implantar a Ordem Capuchinha na ilha de Cuba, com vocações criolas.


Enfim, estamos animados e muito alegres, pois o Senhor em sua eterna misericórdia e benevolência, está abrindo os caminhos e dando-nos forças para continuar. Vamos suplicar a Virgem de La Caridad, que nos oriente entre seus hijos e hijas, para exercermos com amor esta Missão confiada por seu Filho Jesus.